quarta-feira, março 16, 2011

Toronto

Cerca de 1h40' de viagem de carro separam Niagara Falls de Toronto e o caminho é “básicamente” à margem do lago Ontario. Logo no começo da estrada vi uma placa que dizia “caution, skyway may be windy”, pouco à frente a situação se explicou, uma especie de viaduto quilométrico faz parte da estrada, e de fato, lá em cima venta um bocado.

A chegada em Toronto foi meio frustrante. Eu havia reservado o hotel e ele era até então o mais caro de todo o trajeto. Pela primeira vez nos deram um quarto com apenas uma cama de casal. Eu vinha reservando quartos para 2 adultos e sempre havia opção de duas camas (que em geral eram do tipo queen (cabe um casal) mesmo assim, como é comum nos EUA), dessa vez não. Como aconteceu em Londres a cama ficava encostada na parede de forma que se a pessoa do canto quisesse sair ou entrar teria de pular a outra pessoa. Esse quarto não tinha uma escrivaninha e nem mesmo cadeiras. E era impossivel sentar na cama e encostar na parede sem que a cama deslizasse. Ou seja, super desconfortavel de usar o computador. Banheiro apertado, o hotel não oferecia toalhas e nem tapete no banheiro, frio sem tapete é dose. Estava mais pra um albergue na real, embora muito bem localizado.

Depois de superar a frustração com o hotel saimos dar uma volta. Estacioar em Toronto é uma tortura e faze-lo de graça beira o impossível. Existem estacionamentos públicos e privados, vários deles até, no começo podem ser dificeis de identificar mas logo que você se acostuma a paisagem aprende a encontra-los. Fomos ao shopping por cerca de 1h e isso nos custou CAN$10,00 de estacionamento >.< Alias, deixar o carro no hotel também custou CAN$15,00 pelo período, não é raro os hoteis por lá cobrarem estacionamento a parte.

E a ultima frutração foi pegar os folders turisticos e ver que, em geral, eles sugeriam as atrações de Niagara Falls. Cavei com um pouco mais de esforço e preparei a programação do dia seguinte. Num passe de mágica tudo mudou (nada como ter um plano).

Pela manhã tomamos café e eu conversei com o pessoal do front desk que iamos sair (a pé dessa vez) e talves não voltassemos a tempo do check-out, liberamos o quarto deixando as coisas no locker room, esquecemos o carro na vaga do hotel (que teoricamente era nossa até as 14h de qualquer forma), depois do front desk me assugurar que não ia lembrar também :P (o que de qualquer forma não seria um problema até as 15h, quando começa o check-in) e saimos caminhando.

Acordar cedo não é uma boa ideia no inverno, assim como aconteceu em Niagara Falls, fomos praticamente os primeiros a chegar a CN Tower. CN Tower tem 553.3 metros de altura, entre 1976, ano de sua conclusão, e 2010 ela foi a torre mais alta do mundo. O elevador panorâmico sobe até o deck de observação e o piso conhecido como “glass floor” em 53 segundos, e o mundo vai ficando pequeno lá em baixo realmente rápido. O staff é todo muito educado e alegre, embora não tenha exatamente muito o que fazer além de apreciar a paisagem o lugar acaba tendo uma atmosfera agradável.

De volta ao solo de Toronto escolhemos uma das atrações instaladas ao pé da torre, “Himalamazon”, ou a super árvore, uma ride de simulador. Foi legal por que eu gosto de simuladores, mas longe longe de estar entre os melhores que já conheci.

Caminhamos de volta ao hotel conhecendo a cidade, começou a nevar fraco, deixando o dia bonito.

Juntamos o carro e fomos para Casa Loma, na minhã opinião a top atração de Toronto, contruída entre 1911 e 1914 para ser a residência de Sir Henry Mill Pellatt.

Na entrada os visitantes recebem um tipo de “celular” e digitando o número de cada comodo pode-se ouvir as informações sobre o mesmo, é um guided tour excelênte e o seu guia fala ou para de falar quando você quer e sobre o que você quer :P Perfeito. Passei a tarde toda ali, os trabalhos de gesso no teto são incríveis e a estufa tem vitrais lindos também. A história do Sir Pellatt é uma atração por sí só, ao menos para mim que tenho alguma admiração pelos “visonários” dos negócios.

Não tenho muito como comentar cada detalhe do lugar, a Casa Loma perfeitamente tomaria alguns posts só para si. O que posso dizer é... estando em Toronto vá conhecer a Casa Loma. O lugar é lindo, o tour é bem organizado (exemplar, se você trabalha com isso vai aprender algo), o preço tanto do estacionamento quando da entrada é relativamente baixo comparado as outras atrações locais.

Posso dizer que a cidade me conquistou, se recuperou da frustração que foi chegar no hotel, do choque que foi o preço do estacionamento. A cidade se revelou no segundo dia de estadia. De decepção passou a um lugar que eu adoraria, e possivelmente vou, voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários