sexta-feira, julho 09, 2010

RPGCon 2010

E aqui vai o meu "review" do evento. Não que venha a ser necessário, a net já tem vários desses, mas... fica como meu memo.

O evento do ano passado foi muito bom, foi feito em poucos meses e surpreendeu a todos positivamente. Assim sendo, as expectativas quando ao RPGCon 2010 eram gigantescas, talves por isso as críticas ao evento desse ano sejam tão frequentes. Eu também esperava mais, o evento não fui ruim, até teve umas coisinhas a mais que no ano passado mas... faltou algo... faltou um pouquinho de "controle de qualidade" também.

Aquelas tias da cantina estavam dando raiva. Como podem quatro pessoas serem TÃO, mas TÃO lerdas pra atender pessoas? E como assim vender coca no copinho de 200ml? Pobres das almas que pegavam a coca sem gás do final da garrafa, de tanto abrir e fechar. E me pergunto oque pode ter dado errado pro pessoal da organização não ter TROCO o suficiente pra abrir outros caixas? São deslizes menores, e imprevistos acontecem...

No sabádo nos fomos pro live de L5R *dor*. Eu mandei e-mail para a organização do evento antes, demoraram a responder (alias, falta clareza no site quanto a contatos e stands, eu queria botar um stand lá e simplesmente não tive resposta, é difícil não ter os amigos certos parece :P ). Consegui, em cima da hora, contactar os organizadores do live, acho que eu fui clara quando disse que alguns amigos só iriam no evento por causa do live. Paguei mico, óbio! O live foi ruim de doer e nem pudemos ir embora por que eramos os únicos jogadores, mesmo que tivessem outras pessoas no evento interessadas em jogar elas jamais teriam achado a sala escondida e sem sinalização (até os narradores tiveram dificuldade pra achar).
Os mestres foram legais, explicaram a situação, tinham plena consciência de que o live não saiu lá essas coisas. O que é bastante bom, se achassem que tava tudo ok daí sim que eu não voltava mais mesmo :P
Em fim, tirando o fato de reencontrar uma pessoa ou outra o dia foi absolutamente nada d+.

Gostei dos stands, tinha coisas legais pra ver, conehcer e comprar. A feria de livros usados estava excelênte, só melhorava se a sala fosse maior e pudesse entrar mais gente. Claro, entendo que isso tem um custo de ficar gente lá cuidando e que pros horários de baixo movimento não valeria a pena, como eu disse, excelênte, tanto no atendimento quanto no contúdo (considerando as possibilidades, antes que alguem reclame que não tinha "Tunnels & Trolls" ).

O público de fato envelheceu, como eu envelheci, óbviamente. Não ver uma "renovação" no público de RPG é um tanto triste. Bem diferente do que tem acontecido nos eventos de anime. Na real é uma situação complicada, meio Lei de Gresham, quando deu a febre Dragon Ball e os eventos de anime inxaram com novos otakus que conheciam bem pouca coisa (basicamente conheciam a TV aberta) foi um choque de público grande que acabou afastando um monte de gente que já era fã de anime a muito tempo dos eventos. É aquela mudança repentina na "tribo". Pode não ser bom pors conservadores mas é bem salutar para a comunidade como um todo, sem falar no mercado.

Não sei se a divulgação do RGCon não alcançou um público novo, se eles não queriam aumentar o público por causa da capacidade do colégio ou o que? Mas acho que uma das funções que um evento pode ter é atrair gente nova, isso pode incomodar um pouco os mais tradicionalistas mas é importante que seja feito.

Podiam ter aproveitado o lançamento do L5R 4ed :P (Ok, sugestão tendenciosa a minha).

Bem, o evento estava arrumadinho, o staff era prestativo, mesmo os que pareciam meio perdidos tentavam ajudar. Eu não assisti nenhuma das palestras mas me interessei por algumas, a programação pareceu boa.
O WCS não teve impacto no evento praticamente (não que eu tivesse percebido, eu achei que fosse ser pior e dar mais confusão), o que foi bom.

O lugar não ficou infernalmente barulhento, era possível conversar com os amigos relativamente de boa, tinha lugar pra sentar, tinha água de graça e acessivel, os banheiros em geral estavam limpos e em ordem. A menos que você tivesse um bom grupo para passar o final de semana jogando em casa o evento foi uma boa pedida, apesar da pouca inovação.

Agora, o live de L5R. Eu só fui no evento no sabádo por causa desse live. Sei que não faz muito senso criticar, mas eu vou: Os personagens eram meros expectadores de uma situação que, queiram eles ou não, iria se desenrolar inevitavelmente de maneira pre-definida. Os narradores escolherem um evento da storyline oficial (que eu odeio, voces sabem) e, com leves modificaçoes, apresentaram-no numa representação pobre.

Super ronin Yotsu ia trocar seu filho com o herdeiro imperial, então sequestrado pelos bloodspeaker, e ser premiado com uma familia vassala pelo grande "salvamento", não importa quantos samurais de Rank 4 tentassem dete-lo. Especialmente frustrante foi eu já conhecer a história (não gostar dela) e não ter a chance de muda-la. Bem, quem conhece L5R já deve saber qual é a passagem histórica em questão, a unica diferença é que no live a imperatriz morreu em vez de ser levada pras Shadowlands criar Daigotsu (mas eu acho que isso só aconteceu por que o povo se confundiu na história).

Bem, fica a foto, afinal, nós nos preparamos direitinho para o live.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários