sábado, julho 04, 2009

RPGCon 1� dia - Simp�sio Game Design

Hoje fui ao RPGCon, mais especificamente ao simp�sio de Game Design que acontecia dentro do RPGCon.
Chegar no evento � sempre igual, v� at� a esta��o de Metr� indicada e siga as pessoas de preto, ainda funciona como funcionava no antigo EIRPG.

A entrada do evento, as 9:15, estava tranquila. A pessoa com a lista do Simp�sio apareceu logo, peguei meus ingressos e fui admitida :P Sai procurando o local do Simp�sio, era meio escondido mas a sinaliza��o do evento estava bastante boa. Foi meu frustrante encontrar duas salas de aula pequenas onde os staffs ainda organizavam as cadeiras. Perguntei sobre o credenciamento/ "check in" dos participantes e ele me informou que n�o iria acontecer, e que o material did�tico s� de tarde. Como a palestra s� come�aria as 10h sai randomizar.

Primeiramente eu me senti MUITO desconfortavel naquele ambiente >.o mesmo com uns rostos conhecidos (de net, de outros eventos) de pessoas dist�ntes estar ali sozinha foi muito ruim a principio. Reparei ent�o na galera de preto, no estil�o do lugar, lembrei da minha apresenta��o em Vienna, sobre RPG, e que a primeira pergunta foi "mas n�o � muito dificil para alguem de fora entrar nesse mundo? ninguem parece receptivo, parece um mundo fechado, uma comunidade secreta".
Cheguei a pensar em ir embora >.o mas continuei a minha andan�a reparando no evento, ent�o eu fiquei feliz com o sil�ncio do local. Ainda que os stands j� estivessem abertos e houvesse uma t�mida movimenta��o na �rea de jogos era poss�vel conversar e o ambiente era tranquilo. Nessa hora at� me deu vontade de jogar, imaginando que eu ia ouvir o grupo e mestre claramente e n�o ter que gritar. A vontade passou assim que se iniciaram as atividades do palco, cujo o som inundou o lugar. Acho que abaixaram um pouco o volume depois, mas de qualquer forma, acho o palco, do jeito como foi ao menos, muito pouco pertinente num evento como o RPGCon (EIRPG, e afins), principalmente se ele estiver dividindo �rea (e barulho) com outras atividades. Pro meu gosto o palco era totalmente dispens�vel, no m�ximo, talvez, uma ou outra atividades pontuais pudessem ter acontecido ali. Eu n�o tenho nada contra anime, n�o sou o RPGista "anti-otaku" ou "anti-anime" como outros por ai, mas simplesmente acho que as propostas deviam se manter afastas, e afasta-las depende, em parte, do formato e das atividades.

Voltei para o local do simp�sio as 10h, n�o foi bom ficar esperando ali no corredor, onde o pessoal ia se amontoando, mas conversei com umas duas ou tr�s pessoas e achei um programador t�o perdido quanto eu (mais perdido ali�s, eu sabia o que era RPG e qual a situa��o do evento, ele n�o) disposto a dar "join party".
N�o teve coffe-break mas... felizmente, o mais importante, as palestras foram �TIMAS!!! Todas realmente muito boas, assunto pertinente, dentro do que eu conhecia bem atulizadas e aprofundadas e no que eu n�o conhecia bastante ricas. Gostei muito e estou ansiosa pelo que vai ser amanh� :P Embora eu n�o pretenda acordar t�o cedo quanto hoje >.o

Eu n�o vou ficar detalhando as palestras, tem uma breve apresenta��o das mesmas no site do evento: www.rpgcon.com.br
Mas, no quesito conte�do, o investimento esta valendo a pena.

No geral, foi um bom evento, teve mais atividades do que no �ltimo EIRPG, eu acho que, para o tempo de planejamento esta 10. Amanh� tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários